Os chamados "pneus inteligentes", que já equipam alguns carros de luxo, possuem sensores que detectam sua pressão interna e enviam a informação em tempo real para o painel do veículo. A informação permite que o proprietário saiba imediatamente quando a pressão de cada pneu cai abaixo do recomendável e também quando o pneu está vazando devido a um furo.
Nem todos os defeitos que acontecem em pneus, contudo, fazem com que sua pressão caia. Pedras, asfalto solto, freadas bruscas e os inúmeros imprevistos que acontecem nas estradas podem fazer com que a estrutura interna do pneu seja danificada, sem que ele comece a murchar imediatamente.
A tecnologia desenvolvida pela equipe do Dr. Gary Krutz utiliza toda a estrutura metálica interna do pneu como um enorme sensor. Qualquer defeito pode ser imediatamente detectado, resultando em um alerta no painel do veículo. Além dos defeitos de fabricação, o sistema de sensor integral consegue detectar anomalias que vão resultar em uma necessidade precoce de substituição do pneu, como desbalanceamentos e desalinhamentos, que fazem com que o pneu se desgaste de forma irregular.
A tecnologia desenvolvida pela equipe do Dr. Gary Krutz utiliza toda a estrutura metálica interna do pneu como um enorme sensor. Qualquer defeito pode ser imediatamente detectado, resultando em um alerta no painel do veículo. Além dos defeitos de fabricação, o sistema de sensor integral consegue detectar anomalias que vão resultar em uma necessidade precoce de substituição do pneu, como desbalanceamentos e desalinhamentos, que fazem com que o pneu se desgaste de forma irregular.