Ciência e Tecnologia

sábado, 26 de abril de 2008

AIDS e Hepatite C

O vírus da Hepatite C já infectou no mundo 180 milhões de pessoas. Transmissível por via sangüínea, o vírus pode estar presente no organismo de muita gente que nem desconfia que está doente. Por isso, além da prevenção, a detecção, o diagnóstico da Hepatite C é de muita importância. O vírus da Hepatite C foi identificado há apenas duas décadas o que em termos médicos, é muito pouco tempo.

Este vírus pode fazer grandes estragos no fígado, entre eles a cirrose e o câncer, que levam seus portadores até a necessidade do transplante. A deficiência do sistema imunológico gerado pela presença do vírus da AIDS o vírus HIV faz com que a Hepatite C evolua mais rapidamente.

Estudos comprovam que cerca de 35 a 45% das mortes dos pacientes portadores de HIV foram causadas pela Hepatite. O vírus da Hepatite C é mais um perigo para portadores do HIV a evolução dos medicamentos pode proporcionar maior sobrevida com qualidade, aos pacientes portadores do HIV, mesmo sendo soropositivos. Porém, a Hepatite C é um grande perigo para estes indivíduos, porque pode acontecer a co-infecção.

A deficiência do sistema imunológico nos pacientes com HIV, faz com que a Hepatite C evolua mais rapidamente e pior quando os dois vírus estão presentes. Infectologistas da Holanda em colaboração de vários centros, verificaram que pacientes que usam drogas e tem AIDS/Hepatite C tem uma mortalidade maior do que os que usam drogas e tem somente AIDS ou só Hepatite C quando usam as drogas retrovirais.

Fonte : J Acquir Immune Defic Syndr. 2007 Nov 1