Ciência e Tecnologia

terça-feira, 20 de maio de 2008

Medicina PUC Campinas : Referência no Ensino

Embora todas as profissões sejam importantes para o desenvolvimento da sociedade, não há como negar que a Medicina ocupa um lugar destacado, uma vez que lida diretamente com a vida humana. A PUC-Campinas tem mais de 30 anos de tradição no ensino e na prestação de serviços para a população nessa área, por meio de seu curso de Medicina, que teve seu currículo reestruturado recentemente com a finalidade de preparar ainda melhor seus profissionais, de tal maneira que possam atuar com maior eficiência no concorrido mercado de trabalho do setor da saúde.

O curso habilita para o exercício da Medicina como profissional liberal ou assalariado em clínicas, hospitais, instituições de pesquisa e órgãos públicos de assistência médica à coletividade. Por meio de estágios, disciplinas práticas, projetos de pesquisa e de conhecimento teórico, o aluno adquire formação científica, mantém contato com a moderna tecnologia, conhece e se familiariza com os procedimentos médicos.

A infra-estrutura oferecida pela Universidade é de excelente qualidade, tendo como centro o Hospital e Maternidade Celso Pierro, fundamental no atendimento de boa parte da população da região de Campinas. Isso permite que o aluno conquiste uma formação sólida e integrada à realidade social do País. Novos intercâmbios com tradicionais universidades têm proporcionado ao aluno conhecer outras instituições, ampliando o amadurecimento e o desenvolvimento do espírito crítico.

Setor Público ou Privado

O médico graduado pela PUC-Campinas tem um amplo campo de trabalho: ele pode atuar em hospitais, clínicas, casas de saúde, sanatórios, escolas e laboratórios. Também pode trabalhar em instituições esportivas, companhias de seguro e instituições científicas, por exemplo. Além disso, muitos profissionais optam pelo trabalho autônomo em consultórios próprios.

O profissional pode ser tanto um clínico geral como especializar-se em ortopedia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, anestesiologia, dermatologia, cardiologia, medicina legal, neurologia, entre outras áreas. Muitos alunos formados pela PUC-Campinas têm ingressado em renomados programas de Residência Médica, demonstrando o poder de competitividade do curso de Medicina.

Com os investimentos dos governos federal, estaduais e municipais no setor da saúde, muitas vagas foram abertas por intermédio de concursos públicos, inclusive nas Forças Armadas. Outro fator de crescimento ocorreu por meio das empresas prestadoras de assistência médico-hospitalar. Com o lançamento de planos de saúde próprios, diversos hospitais privados também passaram a contratar mais profissionais para tornar mais eficiente seus corpos clínicos.

As cidades do interior do País também são uma importante opção de trabalho para o médico, uma vez que muitas ainda carecem de profissionais em unidades públicas de saúde ou em consultórios particulares. O pós-graduado pode atuar na área de ensino e pesquisa, lecionando em faculdades e cursos da área de saúde.

Fonte : Visite o site da PUC Campinas www.puccamp.br